Regras Oficiais

                                                   REGRAS OFICIAIS
REGRA 1- TEMPO DE JOGO
A duração das partidas compreende 2 períodos de 10 minutos cada. Será acrescido em qualquer período o tempo perdido por qualquer motivo mas nunca inferior a 30 segundos. A duração de
qualquer período poderá ser prorrogada somente para a cobrança de penalidade máxima decorrente do jogo.

REGRA 2- INÍCIO DA PARTIDA
Será decidido por sorteio, quem ganhar o “cara ou coroa” p.ex. Escolherá o lado do campo ou a saída.

REGRA 3 - O TÉCNICO
É a pessoa encarregada de conduzir os jogadores (BOTÕES). Deve portar-se sempre conveniente à mesa de jogo e fora dela com atitudes respeitosas para com os adversários e árbitros (se
houver), cumprimentando-os antes e ao término das partidas.

REGRA 4 - A SAÍDA
O técnico que der a saída deverá maner o CENTRO AVANTE e os DOIS MEIAS dentro do círculo central (GRANDE CÍRCULO) sem tocar qualquer uma de suas linhas e posicionar os outros
jogadores conforme a estratégia tática que usará. Os jogadores adversáriso devem ficar a 8 centímetros mínimos de distância dos jogadores que estão encarregados de dar a saída. (UTILIZAR
O GOLEIRO PARA MEDIR). Na saída enquanto a bola não ultrapassar a lilnha do GRANDE CÍRCULO, não é permitido chutar a gol.

REGRA 5 - MOVIMENTAÇÃO DO JOGO
Cada jogador (BOTÃO) tem direito a 3 (tres) toques consecutivos. Não há cancelamento de toques exceto quando a posse de bola passar para o adversário, tocando um botão ou goleiro deste.
O limite máximo de toques COLETIVOS é 12. O chute a gol só é permitido no campo adversário e sempre anunciado do aviso “VAI PRO GOL” tendo o técnico adversário 5 segundos mais ou 
menos para posicionar o goleiro e ao mesmo tempo, ou seja, 5 segundos mais ou menos para o jogador efetuar o disparo (CHUTE). Caso não o faça dentro desse tempo permitido perderá a
posse de bola para o adversário.

REGRA 6 - O GOLEIRO
O goleiro é uma peça fixa, só podendo ser deslocado pelo seu Técnico quando for defender chutes dados a gol, na cobrança de tiros de meta e quando for utilizado como instrumento de medi-
ção (para medir as distâncias). Sempre pertencerá ao goleiro a bola que adentrar as lilnhas da PEQUENA ÁREA  mesmo que o atacante (adversário) tenha ainda toques a seu favor.

REGRA 7 - INFRAÇÕES
a) quando a bola tocar no Técnico, suas roupas, palheta de impulsão, etc., b) quando um jogador (BOTÃO) tocar em algum jogador adversário antes de tocar a bola; c) quando o jogador tocar
o alambrado e voltar na bola fazendo “tabela”; d) quando um jogador tocar em dois adversários sem tocar antes na bola. PUNIÇÕES: Nos casos “a” e “b” será cobrado TIRO LIVRE DIRETO, po-
dendo haver ou não barreira, conforme opção do Técnico. O batedor deve ficar no mínimo a 1 (um) centímetro de distância da bola (USE O GOLEIRO EM SUA ESPESSURA PARA FAZER A 
MEDIÇÃO); no caso “c” será cobrado TIRO LIVRE INDIRETO, isto é, o jogador não poderã chutar direto a gol. No caso “d” o jogador que cometeu a infração será retirado do campo de jogo (EX-
PULSÃO).

REGRA 8 - OUTRAS
O TIRO PENAL é cobrado na sua marca correspondente:- todos os jogadores ficam fora da linha da MEIA LUA e da GRANDE ÁREA (exceto o batedor e o goleiro); o goleiro será colocado 
sôbre a LINHA e sob o travessão da trave, não devendo aparecer a lilnha do gol à sua frente. O encarregado de bater a penalidade deve ficar a 1 (um) centímetro mínimo de distância da bola.
O TIRO DE META é cobrado com o goleiro ou botão. O TIRO DE CANTO (escanteio) é batido com o jogador (BOTÃO) não podendo tocar em qualquer linha dos quartos de círculo que existem
dentro dos 90 graus. Em qualquer reposição de bola em jogo, o(s) adversário(s) devem estar sempre a 8 (oito) centímetros de distância do jogador que fará a reposição da bola, podendo ser
deslocado manualmente em obediência às Regras.

NOTA: AS REGRAS DESCRITAS ACIMA SÃO RESUMIDAS E PODEM SER MODIFICDAS MEDIANTE ACORDO ENTRE OS COMPETIDORES ANTES DO INÍCIO DAS PARTIDAS, EXCETO
SE O TORNEIO OU CAMPEONATO FOREM OFICIALIZADOS.